A Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB) realiza no dia 27 de fevereiro, no Theatro Via Sul Fortaleza, o segundo concerto da série Clássicos OCB. Mantendo a proposta de contar a história da música orquestral através da Série Clássicos OCB durante a Temporada 2025, o concerto apresenta a transição do período Barroco para o Clássico.
Neste concerto foram escolhidos três compositores que possuem algo em comum: todos compuseram uma sinfonia intitulada de Sinfonia em Ré Maior. Assim, o repertório contará com as Sinfonias em Ré Maior de Johann Stamitz, Carl Philipp Emanuel Bach e Joseph Haydn, músicas estas que marcaram a transição do Barroco para o Clássico.
A OCB se formou em 2016, como fruto de uma ação cultural do Sistema Brasileiro de Bandas e Orquestras (Sinfonia.br), em parceria com a Associação dos Amigos da Arte (AAMARTE). A direção artistica é do maestro Arley França, que é doutor em Educação, mestre e licenciado em Música, e responsável pela criação de mais de 40 bandas e orquestras infantojuvenis no Ceará, além da direção de concertos na Alemanha e Noruega. Orientou-se em regência em cursos realizados na Inglaterra, Itália e Estados Unidos e coordena o Sistema Brasileiro de Bandas e Orquestras (SINFONIA.BR).
A Série Clássicos OCB conta com a realização do SINFONIA.BR, produção da AX4 e parceria da AAMARTE.