A Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB) realiza o primeiro concerto oficial da Temporada 2025 no Theatro Via Sul Fortaleza, no dia 30 de janeiro, às 20h. Intitulado de Festival Barroco, o concerto homenageia importantes compositores do período Barroco da história da música. (1650-1750)
O concerto marca também o lançamento da Série “Clássicos OCB”, que leva a Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB) todos os meses de 2025 ao Theatro Via Sul para uma aventura musical que vai da música do período Barroco (onde surgiram as primeiras orquestras), passando pela música dos períodos clássico, romântico e contemporâneo.
No repertório do concerto do dia 30 de janeiro a OCB homenageará compositores como Vivaldi, Corelli, Bach e Handel, interpretando obras como “A Primavera”, Concerto Grosso IV, Concerto Brandemburguês n°3 e Música Aquática. O concerto contará também com a presença do violinista Max Pessoa, que será o solista da “Primavera” das Quatro Estações de Vivaldi. Max Pessoa possui Bacharelado em Música pela Western Illinois University e Mestrado em Música pela Universidade de Oklahoma (EUA). Já se apresentou com orquestras no Brasil e Estados Unidos e integra também a Orquesta Contemporânea Brasileira.
A OCB se formou em 2016, como fruto de uma ação cultural do Sistema Brasileiro de Bandas e Orquestras (Sinfonia.br), em parceria com a Associação dos Amigos da Arte (AAMARTE). A direção artística é do maestro Arley França, que é doutor em Educação, mestre e licenciado em Música, e responsável pela criação de mais de 40 bandas e orquestras infantojuvenis no Ceará, além da direção de concertos na Alemanha e Noruega. Orientou-se em regência em cursos realizados na Inglaterra, Itália e Estados Unidos e coordena o Sistema Brasileiro de Bandas e Orquestras (SINFONIA.BR).
A Série Clássicos OCB conta com a realização do SINFONIA.BR, produção da AX4 e parceria da AAMARTE.